Rua Adolfo Olinto, 522 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-000
O Carmelo da Sagrada Família nasce de uma promessa: o seminarista Delfim Ribeiro Guedes, que fora enviado por seu Bispo, Dom Octávio Chagas de Miranda, para estudar em Roma, chegando lá, descobre que, por motivo de doença, não poderá ser aceito no Seminário. Foi então a Lisieux, e pediu a Santa Teresinha a graça da Ordenação Sacerdotal, prometendo trabalhar para a fundação de dois Carmelos. Voltando a Roma, foi aceito no seminário, e anos depois, ordenado Sacerdote. Já como Cônego, trabalhando em Pouso Alegre, decide pôr mãos à obra.
Com um grupo de amigos, consegue uma casa que serviria para dar início ao Carmelo, os benfeitores desejavam que este fosse dedicado à Sagrada Família, e que as fundadoras viessem do Carmelo de Campinas. Em 1943 chegam a Pouso Alegre as quatro Irmãs vindas de lá, entre elas, a Madre Maria Imaculada – a Mãezinha -, como Priora. Contava então com 34 anos de idade, realizou a Consagração da Comunidade a Nossa Senhora, e elegeu-a como Priora perpétua do nascente Carmelo.
Em 1954, inicia-se a construção do sonhado prédio regular, próprio para a vida carmelitana. Além disso, a casa provisória, antiga, ameaça desabar o telhado. Finalmente em 29 de setembro de 1957 realizou-se a transladação das Irmãs para o novo Carmelo, com a participação de toda a cidade. Já em 1958, inicia-se a construção da Capela, o projeto foi feito pelo Dr. Benedito Calixto, o arquiteto do Santuário Nacional de Aparecida. A construção foi lenta, com algumas pausas para pagar dívidas e angariar meios para recomeçar, assim a Capela foi sagrada apenas em 1984.
O Carmelo é um lugar aonde quem chega encontra acolhimento e paz interior.
Fundação: 1943.
(35) 3421-1103 / 3422-8998 – carmelo.pousoalegre@gmail.com
Irmã Maria da Paz
Segunda a Sábado das 07h às 17h. Domingo das 08h às 13h.
Segunda a Sexta as 07h. Sábado as 07h e 17h. Domingo as 08h.