Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira

Atrativos Culturais

Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira

R. Francisco Sales, 116 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-000

História

Na década de 50, o então governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitscheck, decretou a criação de seis conservatórios no Estado. O deputado estadual Cônego Aurélio Mesquita intercedeu junto ao governo e assim, em 14 de dezembro de 1951, o Conservatório inaugura sua primeira sede, na Praça João Pinheiro, tendo como diretor o maestro Capitão João Soares de Souza.

Em 1975, parte do Conservatório foi transferido para o antigo prédio do Colégio Santa Doroteia, concluído em 1918, pelo arquiteto Mario Gissoni. Dividindo o espaço com a Escola Estadual Ana Augusta de Faria e o curso pré-vestibular do Colégio Anglo, mantendo o ensino primário musical na Praça João Pinheiro.

Em 1978 foi completamente ocupado pelo Conservatório, até que em 09/03/87, ocorreu um incêndio, declarado criminoso pela perícia, que destruiu o prédio internamente. O incêndio queimou o telhado, os instrumentos musicais e arquivos, mas os professores e alunos reagiram e foram à luta para reconstruí-lo. As fachadas permaneceram intactas e, após anos de trabalho, doação e ajuda do Estado foi totalmente reconstruído, sendo reinaugurado em 10/09/1994. Do seu interior se ouvem os sons dos violinos, pianos e vozes em coro, que saúdam, todos os dias, a sua reconstrução.

Curiosidades

  • A construção de 3.943 m² abrigava 300 moças em regime de internato no Colégio Santa Doroteia com administração religiosa. O edifício foi projetado seguindo as preocupações higienistas com prioridade para ventilação e isolação dos espaços.
  • O Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira é um dos 12 Conservatórios de Minas Gerais, sendo um dos maiores e mais reconhecidos.
  • Atividades oferecidas:
  • O conservatório, que está em atividade há mais de 60 anos, oferece aulas musicais, aulas artísticas de pintura e interpretação, além de cursos técnicos como: Técnico em Instrumento, Técnico em Canto e Técnico em Design de Interiores.
  • Diversos eventos culturais são desenvolvidos durante o ano, tendo como destaque o “Caipirarte”, a “Semana de Arte e Música” e o “Sarau de Inverno”.

Dados históricos

  • Fundação: 1951
  • Estilo arquitetônico: Neoclássico, com detalhes barrocos no interior.

Contato

Contatos: 

(35) 3425-2800

Responsável: 

SEE/MG – Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Horário de funcionamento: 

Segunda a sexta das 07h30 às 10h30 e das 13h00 às 22h30.

Pouso Alegre
(35) 3449-4150 / turismo@pousoalegre.mg.gov.br
© 2021 - Superintendência de Lazer e Turismo de Pouso Alegre. Desenvolvido por Visualize Comunicação.