Memorial Madre Maria Imaculada

Atrativos Religiosos

Memorial Madre Maria Imaculada

Rua Comendador José García, 1307 - Centro, Pouso Alegre - MG

História

Nascida em 8 de julho de 1909, em Jacutinga, passou sua infância em Maria da Fé, Maria Giselda Villela é a terceira de sete filhos do casal, Manoel Villela Pereira e Maria Campos Villela, católicos fervorosos.

Entrou no Carmelo em 29 de novembro de 1930 e, no ano seguinte, recebeu o Hábito de Nossa Senhora do Carmo, passando a usar o nome de Irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade.

Foi fundadora do Carmelo da Sagrada Família em Pouso Alegre e passou a ser conhecida como Mãezinha. “Conhecia como ninguém a população de Pouso Alegre, na intimidade de sua vida, porque a ela é que muitos e muitos se dirigiam no momento de suas aflições”. (Palavras de D. José, na homilia da Missa de corpo presente).

Após sua morte com 79 anos em 20 de janeiro de 1988, muitos devotos declararam ter alcançado graças por sua intercessão e a Arquidiocese deu início ao Processo de Canonização da religiosa. Aberto em 30 de setembro de 2006, o Processo recebeu o Decreto de validade da fase diocesana em 18/03/2016 e agora, está na fase romana.

O corpo da Mãezinha está sepultado no Carmelo Sagrada Família, numa capelinha com acesso à população. Também existe o “Memorial Madre Maria Imaculada” que conta a história da religiosa e expõe seus objetos pessoais.

 “Aproveitemos os minutos de que dispomos para o único necessário!... Olhe para Jesus, e faça como Ele.” (Mãezinha)

Curiosidades

  • O Memorial da Mãezinha demonstra o espírito de pobreza desta carmelita e o carinho das Irmãs que, mesmo sem nunca imaginar um processo de Canonização, guardaram por duas décadas os seus pertences.
  • Mãezinha sofria de erisipela e câncer. Sua perna esquerda era extremamente inchada. No Memorial pode-se ver os chinelos e meias aumentados para caberem o pé edemaciado. Mesmo assim, Mãezinha acompanhava as Irmãs em todos as atividades diárias.
  • Mãezinha era muito grata. E as pessoas guardavam as cartinhas que dela recebiam. Conservaram-se mais de 2.000 cartas por ela escritas, para todos os tipos de pessoas.
  • Todas as pessoas que alcançarem graças por intercessão da Mãezinha do Carmelo, podem enviar seus testemunhos para o Carmelo da Sagrada Família.

Atividades

  • Loja de artigos religiosos, onde também são comercializadas quitandas produzidas pelas irmãs.
  • Visita ao Mausoléu e Memorial da Mãezinha.
  • Contemplação e espaço para manifestação de fé.

Dados históricos

Fundação: 12 de abril de 2008.

Contato

Contatos: 

(35) 3421-1103 / 3422-8998 - carmelo.pousoalegre@gmail.com

Responsável: 

Irmã Maria da Paz

Horário de funcionamento: 

Segunda a Sábado das 07:00 às 17:00h. Domingo das 07:00 às 13:00h.

Pouso Alegre
(35) 3449-4150 / turismo@pousoalegre.mg.gov.br
© 2021 - Secretaria de Turismo de Pouso Alegre. Desenvolvido por Visualize Comunicação.