Parque Natural Municipal Prof. Dr. Fernando Afonso Bonillo Fernandes

Atrativos Naturais

Parque Natural Municipal Prof. Dr. Fernando Afonso Bonillo Fernandes

Avenida Waldemar Azevedo Junqueira, s/n°, Santa Edwiges

História

A primeira área para formação do Parque Natural Municipal-PNM foi adquirida pelo agente municipal Eduardo Carlos Vilhena do Amaral, no ano de 1913. No período de 1931 a 1937 e no ano 1959, a Prefeitura adquiriu novas áreas, com um somatório de 180,495 ha. O PNM foi fundado em setembro de 1975, com objetivo de proteger os recursos hídricos para o abastecimento público, e em 1998 passou a ser denominado, através de lei municipal, Parque Municipal de Pouso Alegre. 

No dia 04 de outubro de 2015, o nome do PNM recebeu nova denominação em homenagem ao ambientalista e professor Fernando Afonso Bonillo Fernandes. Região de natureza privilegiada, destaca-se pelas belezas cênicas das serras conformando um horizonte convidativo à contemplação e ao reencontro com a natureza, composta por remanescentes de Florestas Estacionais Semideciduais Montanas, domínio fitogeográfico de Mata Atlântica, sendo um dos últimos fragmentos florestais de porte considerável na região.

Curiosidades

  • O PNM é uma unidade de conservação de proteção integral, apresenta grande diversidade de plantas, possui uma avifauna riquíssima, bem como de espécies de mamíferos não voadores e um elevado número de mamíferos carnívoros. São encontrados animais dispersores de sementes como os quatis e predadores de topo de cadeia alimentar, como a onça-parda, exemplos de uma fauna diversificada onde várias espécies se encontram ameaçadas de extinção.
  • O PNM encontra-se localizado de forma contígua à Reserva Particular do Patrimônio Natural Mata dos Sabiás, à Reserva Florestal do 14º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro e outra unidade de conservação de gestão municipal como Reserva Biológica.
  • A região do PNM abrange em seus domínios dois rios, o Mandu e o Sapucaí Mirim, que fazem parte da Bacia do Rio Sapucaí, formador do Rio Jaguari e do Rio Piracicaba, contribuindo com o Sistema Cantareira que abastece a cidade de São Paulo.
  • O local integra um complexo corredor ecológico regional formado por remanescentes florestais que compõem as matas ciliares e cadeias de montanhas que conectam a área de estudo ao Planalto de Poços de Caldas e à Serra da Mantiqueira e esta à Serra do Mar.

Atividades

  • Atividades de Pesquisa Científica em parceria com Instituições de Ensino.
  • Atividades de Educação Ambiental com escolas da região.
  • Eventos variados durante a semana do Meio Ambiente.
  • Possui uma área de uso público com aproximadamente 12 ha, destinada às atividades de educação ambiental, lazer contemplativo e recreação para a população. Possui estacionamento, banheiros, lanchonete, equipamentos de ginástica, quadra de areia, área de caminhada e playground infantil.

Dados históricos

Fundação: 1975

Contato

Contatos: 

(35) 3449-4172

Responsável: 

Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente

Horário de funcionamento: 

De segunda a segunda das 7h às 17h

Pouso Alegre
(35) 3449-4150 / turismo@pousoalegre.mg.gov.br
© 2021 - Secretaria de Turismo de Pouso Alegre. Desenvolvido por Visualize Comunicação.