Praça João Pinheiro

Atrativos Culturais

Praça João Pinheiro

Praça João Pinheiro - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-000

História

Inicialmente chamada “Largo da Alegria” e, após a construção da Capela de Nossa Senhora do Rosário, “Largo do Rosário”. Nesta mesma praça foi erguido um Pelourinho em 1831, enquanto Pouso Alegre ainda era um recém-formado vilarejo, estabelecendo assim, usos de relação e poder, onde seriam julgados e punidos os criminosos da cidade. Em Pouso Alegre houve apenas um caso emblemático, em que se utilizou tal instrumento, vindo a ruir-se tal símbolo antes mesmo de se iniciar o século XX, dando lugar a um parque, lugar este de encontros sociais e de lazer.

Com o passar dos anos, na década de 40, aquele lugar necessitava de uma reforma e o então prefeito Tuany Toledo, executou uma obra de revitalização do então “Parque Infantil Major Dornelles” (1940) , que funcionou de 1941 a 1963. Em 1948 passou a se chamar “Parque Municipal João da Silva”, local onde eram praticadas diversas atividades esportivas (como jogos de vôlei e natação), práticas de escotismo e brincadeiras infantis, tornando-se um espaço preferido para encontro das famílias pouso-alegrenses. 

Com o crescimento da cidade, foi instalado ali um terminal rodoviário, entre 1970-1975, quando também executaram a reforma da praça para esta finalidade.

Atualmente, às quartas-feiras, na Praça João Pinheiro, diferentes grupos sociais se encontram para o evento “Quarta no Parque”, onde entidades beneficentes do município oferecem barracas de alimento, atraindo a comunidade para lazer no Parque. Por vezes, a Prefeitura realiza alguma atividade artística para movimentar o evento.

Curiosidades

  • Na praça existe uma estátua em homenagem ao Centenário do Grupo de Escoteiros e um Busto em homenagem a Zumbi dos Palmares.
  • O Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira, teve sua primeira sede na Praça João Pinheiro, tendo sido inaugurado em 14 de dezembro de 1951.
  • A Prefeitura mantém prédios administrativos na antiga rodoviária, hoje terminal de transporte público e a Pré-Escola Municipal Monsenhor Mendonça.

Atividades

  • Realização do evento “Quarta no Parque”, com barracas de alimentos e parque infantil.
  • Prática de esportes, basquete de rua.
  • Contemplação, lazer e exercícios.

Dados históricos

Fundação início do Século XIX.

Contato

Contatos: 

(35) 3449-4303

Responsável: 

Prefeitura de Pouso Alegre

Horário de funcionamento: 

De segunda a segunda 24 horas.

Pouso Alegre
(35) 3449-4150 / turismo@pousoalegre.mg.gov.br
© 2021 - Secretaria de Turismo de Pouso Alegre. Desenvolvido por Visualize Comunicação.