Praça Senador José Bento

Atrativos Culturais

Praça Senador José Bento

Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-000

História

Em 1799, com o decorrer da construção da Capela, uma nova petição para oficializar os serviços religiosos em Pouso Alegre foi enviada à São Paulo, e em 8 de abril de 1802, o Padre José de Melo realizou rituais de bençãos para a Nova Capela, no local onde hoje se encontra o obelisco de Nossa Senhora da Conceição. A partir daí, o povoado passa a ser conhecido também como Capela do Mandu e seu largo passa a concentrar os mais célebres moradores de Pouso Alegre. Em 1848, Pouso Alegre é elevada à categoria de cidade. 

Em 1857 foi inaugurada a antiga igreja Matriz e em 3 de agosto de 1980 foi realizada solenemente a benção da Nova Matriz (dia da Dedicação da Catedral), lembrando que ela não estava completamente pronta. Em 1894, a praça principal recebeu o nome de Senador José Bento em homenagem ao benfeitor de Pouso Alegre. Em 8 de dezembro de 1904, em homenagem ao 50° aniversário da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição, é inaugurado o obelisco à Nossa Senhora da Conceição.

A Fonte Luminosa da Independência, inaugurada em 1934, foi projetada e idealizada por Antônio Corrêa Beraldo. Antes, em seu lugar, havia um chafariz. Desde a década de 30, a fonte integra o cenário sociocultural e artístico de Pouso Alegre e funciona, até hoje, impulsionada por uma engrenagem totalmente artesanal. É um pedaço expressivo da história que encanta o povo com suas luzes multicoloridas.

Curiosidades

  • Com o passar dos anos, o obelisco recebeu o apelido de Nossa Senhora dos Namorados, pelo fato do jardim da Praça Senador José Bento sempre ter sido o local preferido para o encontro dos namorados.
  • Conta a história que o Chefe do Executivo da época, prefeito Dr. José de Paiva Coutinho, permitiu o projeto da Fonte Luminosa com uma condição: caso desse certo, seria doada ao Município, mas se não funcionasse, seu idealizador reconstruiria o chafariz.
  • O obelisco e a fonte são bens patrimoniais tombados pelo município em abril de 1999, através do decreto nº 2349.

Atividades

  • Na praça são realizados diversos eventos pela Prefeitura, Paróquia Senhor Bom Jesus e outras Entidades Municipais.
  • Contemplação e lazer.

Dados históricos

Fundada no Século XVIII

Contato

Contatos: 

(35) 3449-4303

Responsável: 

Prefeitura Municipal de Pouso Alegre

Horário de funcionamento: 

Segunda a Segunda, 24 horas.

Pouso Alegre
(35) 3449-4150 / turismo@pousoalegre.mg.gov.br
© 2021 - Superintendência de Lazer e Turismo de Pouso Alegre. Desenvolvido por Visualize Comunicação.