Santuário do Imaculado Coração de Maria

Atrativos Religiosos

Santuário do Imaculado Coração de Maria

R. Bueno Brandão, s/n - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-000

História

A história desse Santuário tem início junto com a Diocese de Pouso Alegre, em 1901. Ao ser nomeado como primeiro bispo, Dom João Batista Correa Nery convoca os Missionários Claretianos para colaborarem nessa nova Igreja.

A pedra fundamental da igreja foi abençoada no dia 04 de janeiro de 1902 pelo próprio Bispo. O dinheiro para a construção vinha dos próprios religiosos, em suas missões pastorais, bem como do povo, com doações e eventos. As obras foram finalizadas em 7 de dezembro de 1905, quando a nova Igreja foi inaugurada.

Em 1976, o Santuário do Imaculado Coração de Maria foi elevado à Paróquia. Sendo reconhecida canonicamente como Santuário Arquidiocesano em 2013, pelo então Arcebispo Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, tendo como primeiro reitor e pároco, o padre Heitor de Menezes.

O Santuário do Imaculado Coração de Maria apresenta rica contribuição não somente religiosa, mas também histórica e arquitetônica, para cidade de Pouso Alegre e região Sul Mineira.

Curiosidades

  • Além do atendimento Sacramental, o Santuário se destaca pela assistência social.
  • O estilo Gótico foi iniciado na França da Idade Média e exportou-se pelo mundo e permeou-se no tempo. Sendo revisitada na Inglaterra do século XVIII com a denominação de revivalismo gótico ou neogótico.
  • No Brasil, o Neogótico surge no século XIX após a chegada da Família Real Portuguesa. Aos seus valores artísticos foram agregados outras linguagens surgidas neste século. Ou seja, o Neogótico viveu lado a lado com o Ecletismo, estilo caracterizado pela junção de vários estilos numa mesma obra.
  • O neogótico em Minas Gerais aparece ora inspirado no modelo francês, ora interpretado de modo italianizante e quando não se constrói um prédio para colocar tais referências, usa-se do antigo para inserir caracteres. A este tipo de intervenção, deve ser considerado eclético e não somente neogótico, o que acontece com o Santuário Imaculado Coração de Maria.

Dados históricos

  • Fundação: 1902 a 1905.
  • Estilo arquitetônico: Eclético neogótico.

Contato

Contato: 

(35) 3421-4492 - evangelizacao@santuariodepousoalegre.com.br

Pároco: 

Pe. Heitor de Menezes

Horário funcionamento:

Secretaria Paroquial do Santuário do Imaculado Coração de Maria de seg. a sex. das 08h30 às 19h.
Seg. a Sex. das 08h30 às 19h.

Horário das missas:

Seg. a Sex.: 06h30 / 17h30 / 19h. 
Sábado: 07h30 / 16h / 19h. 
Domingo: 07h30 / 10h / 17h30 / 19h30.

Pouso Alegre
(35) 3449-4150 / turismo@pousoalegre.mg.gov.br
© 2021 - Secretaria de Turismo de Pouso Alegre. Desenvolvido por Visualize Comunicação.