Capela Nossa Senhora de Fátima

Atrativos Religiosos

Capela Nossa Senhora de Fátima

Rua Coronel Brito Filho, 1.187, Bairro de Fátima

História

O surgimento da Capela de Fátima, no Bairro de Fátima, em Pouso Alegre antecede a criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. A construção da capelinha provisória começou em 4 de maio de 1953, por iniciativa do então Cura da Catedral Metropolitana, Monsenhor Octaviano Lamanéres, em terreno doado pelos senhores Porfírio Ribeiro de Andrade, Ivo Guersoni e José Dutra de Faria.

Em 10 de maio diante de uma multidão de fiéis, aconteceu a benção da primeira pedra do “futuro Santuário de Nossa Senhora de Fátima”, conforme registrado no Livro do Tombo da Capela. Uma imagem provisória de Nossa Senhora de Fátima foi colocada no local, a partir dessa data, mensalmente passou a ser celebrada Missa no local. Em 20 de setembro de 1953 foi posto e inaugurado o primeiro sino da capelinha. 

Em 30 de outubro de 1954 chega a Pouso Alegre, vinda de Portugal, a imagem que atualmente se encontra no altar da Capela. Ela foi esculpida pelo mesmo escultor da imagem peregrina, abençoada no Santuário de Fátima (Portugal) e tocada pela irmã Lúcia, uma das videntes das aparições ocorridas na Cova da Iria. A construção definitiva, de tipologia eclética neoclássica, teve início anos depois, em setembro de 1961. Diversas campanhas foram realizadas em prol da construção. Ao longo dos anos foram realizados diversos melhoramentos e alterações no templo. A última foi a substituição do altar de madeira. Segundo relatos orais ele estava danificado pela ação do tempo e carunchos.

Curiosidades

  • Algumas peças da antiga Catedral (partes do altar, florões, medalhão, sacrário, peças ornamentais) foram reinstaladas na Capela e fazem parte do Trono / Retábulo onde se encontra a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Estas peças são os poucos resquícios de arte barroca que podem ser vistos na cidade.
  • A Capela de Fátima está localizada na parte alta do Bairro, podendo ser vista de diversos pontos da cidade.
  • Segundo desejo do Monsenhor Octaviano, antigo Cura da Catedral, a Capela de Nosso Senhora de Fátima seria um Santuário Mariano para a cidade de Pouso Alegre. Assim seu empenho em trazer uma imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal tocada pelas próprias mãos da vidente de Fátima, Irmã Lúcia, Carmelita em Coimbra.

Dados históricos

  • Fundação: 1953
  • Estilo arquitetônico: Eclética Neoclássica

Contato

Contato: 

(35) 3422-5000 

Horário funcionamento:

O agendamento pode ser realizado através da Secretaria Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima pelo telefone: (35) 3422-5000 de Seg. a Sex. das 9h as 17h. 
(Secretaria Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima)

Horário das Missas: 

Dom. 08h.

Pouso Alegre
(35) 3449-4150 / turismo@pousoalegre.mg.gov.br
© 2021 - Secretaria de Turismo de Pouso Alegre. Desenvolvido por Visualize Comunicação.