Museu Histórico Municipal Tuany Toledo

Atrativos Culturais

Museu Histórico Municipal Tuany Toledo

Av. São Francisco, 320 - Primavera, Pouso Alegre - MG, 37552-030

História

O Museu Histórico Municipal Tuany Toledo é um espaço dedicado à preservação e difusão de um rico acervo da história de Pouso Alegre e região. A formação do Acervo teve início em 1965, quando Alexandre de Araújo (1922-2014), que preocupado com a conservação da memória da cidade, realizou uma exposição de objetos na Casa Vitale (antigo magazine de vestuários de artigos finos). 

O Museu foi criado em 1984, primeiramente como uma pequena galeria. Atualmente, localizado no prédio da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre, possui uma exposição permanente dividida nos seguintes núcleos temáticos: Escritores Pouso-alegrenses, Escoteiros, Polícia Militar, História e Velocidade, Cinema, Imprensa, Diocese, Exército, Cotidiano, entre outros, compreendidos em arquivos textuais, iconográficos, fotográficos e bibliográficos, totalizando um acervo de mais de 6.500 itens. O Museu recebe diariamente turistas, curiosos, estudantes e pesquisadores que contribuem para a valorização das muitas memórias da cidade.

Curiosidades

  • O Museu possui um fragmento do meteorito de Bendegó, descoberto em solo brasileiro no ano de 1784, no município de Monte Santo no Sertão Baiano;
  • O cinema em Pouso Alegre floresceu em 1918, com a chegada do jovem Francisco de Almeida Fleming, vindo de Ouro Fino, para ser gerente do Cine Íris. Em 1921, produziu seu primeiro filme, por isso, sua produtora é considerada a mais antiga do cinema brasileiro. Tornou-se conhecido pelo filme “Paulo e Virgínia” (1924), baseado no romance de Bernardino Saint Pierre. Esse e outros filmes do cineasta tinham como cenário a várzea do Rio Mandu e a do Rio Sapucaí-Mirim. No Museu há uma cadeira utilizada por Fleming durante a realização de seus trabalhos.
  • Em seu acervo estão jornais desde 1830 até os dias atuais. Constam também do montante de documentos ali existentes, inventários do século XIX e início do século XX, que têm sido alvo de constantes pesquisas daqueles que procuram por suas origens através de sua árvore genealógica.

Atividades

  • Disponibilização de informações para pesquisadores;
  • Visitas guiadas para Escolas e outras instituições mediante agendamento;
  • Visitas autoguiadas para visitantes;
  • Promove anualmente os dois grandes eventos propostos pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM): a “Semana Nacional de Museus” em maio e a “Primavera dos Museus” em setembro. Em julho as “Férias no Museu” contam com uma programação voltada para as crianças em férias escolares.
  • O Álbum de Figurinhas do Museu Tuany Toledo é distribuído gratuitamente para os visitantes. Além de uma lembrança, o álbum é uma brincadeira antiga que permite aos visitantes reverem de forma lúdica o que foi conhecido durante a visita, mantendo viva na memória a experiência que tiveram e um incentivo para propagar esse conhecimento às pessoas com quem convivem.

Contato

Contatos: 

(35) 3429-6511 / 98445-2035 museu@cmpa.mg.gov.br

Site: 

www.cmpa.mg.gov.br/museu

Responsável: 

Câmara Municipal de Pouso Alegre / Diretor do Museu Mayke Riceli

Horário de funcionamento: 

Segunda a quinta das 12h as 18h. Sexta das 08h às 14h. Sábado das 10h às 16h.

Pouso Alegre
(35) 3449-4150 / turismo@pousoalegre.mg.gov.br
© 2021 - Superintendência de Lazer e Turismo de Pouso Alegre. Desenvolvido por Visualize Comunicação.