Capela de São Benedito (Igreja Nossa Senhora do Rosário)

Atrativos Religiosos

Capela de São Benedito (Igreja Nossa Senhora do Rosário)

Praça João Pinheiro - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-000

História

Quando de sua primeira construção no ano de 1823, denominava-se Capela de Nossa Senhora do Rosário. Edifício de grande significado histórico, nos anos de 1849 a 1857 foi provisoriamente a Matriz da Freguesia, em virtude da construção na nova matriz. No local se celebrou o ato oficial da elevação de Pouso Alegre a Vila e ali se erigiu o pelourinho em 1831, marco oficial de existência municipal. 

A primeira Capela do Rosário foi demolida antes de 1889, por ameaçar ruínas, visto ser um prédio de paus a pique. Assim assentaram-se alicerces de pedra sobre os quais se construíra, mais ou menos, por volta de 1906, outra igreja que também veio a cair.

A construção atual foi a quarta capela construída a partir de um movimento pela reconstrução da tradicional capela dos negros. A construção começou no início do século XX. Em 1943, ela passou a ser zelada pelas Irmãs Carmelitas em lugar da Irmandade de São Benedito dos Pretos. Com a partida das Carmelitas em 1957, a Capela ficou um pouco abandonada, mas em 1981 passou por reparos sob a jurisdição da Paróquia do Coração de Maria.

Antes de pertencer ao Santuário, a Capela de São Benedito sediou a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, santos patronos da comunidade. 

Curiosidades

  • A primeira Capela foi construída por escravos de várias fazendas da região, em mutirão, durante a noite.
  • A capela foi construída para os escravos, pois estes eram proibidos de entrar na Igreja Matriz (hoje Catedral Metropolitana).
  • A Capela possui alta significação para a história administrativa e religiosa da cidade porque perante ela se celebrou o ato oficial da elevação de Pouso Alegre a Vila e ali que se erigiu o pelourinho, marco oficial de nossa existência municipal, além de ter servido como Matriz da Freguesia.

Dados históricos

Fundação: Início do século XX

Contato

Contato: 

(35) 3421-4492 - evangelizacao@santuariodepousoalegre.com.br

Pároco: 

Pe. Heitor de Menezes

Horário funcionamento: 

Qui. 19h30 as 21h.
Sab. 16h as 19h.
Agendamento para visitas pode ser realizado na Secretaria Paroquial do Santuário do Imaculado Coração de Maria de Segunda a Sexta das 08h30 às 17h.

Horário das missas: 

Sab. 17h30.

Pouso Alegre
(35) 3449-4150 / turismo@pousoalegre.mg.gov.br
© 2021 - Secretaria de Turismo de Pouso Alegre. Desenvolvido por Visualize Comunicação.