Capela do Sagrado Coração de Jesus / Santa Dorotéia

Atrativos Religiosos

Capela do Sagrado Coração de Jesus / Santa Dorotéia

R. Francisco Sales, 16 - Centro, Pouso Alegre - MG, 37550-000

História

As Madres Provinciais das Dorotéias, Antonieta Montani Leoni e Júlia Cassina, chegaram a Pouso Alegre no dia 11 de fevereiro de 1911. Em 3 de março de 1918 era inaugurado pelo Bispo Dom Octávio o edifício da Escola Normal Santa Dorotéia, onde atualmente é o Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Sua pedra fundamental foi lançada em 1922 e a solenidade de inauguração aconteceu em 7 de outubro de 1926. A Capela fazia parte do Instituto Santa Dorotéia e naquela época, era o refúgio de orações e celebração de Missa para as Freiras Portuguesas Dorotéias e para as alunas do internato da instituição, a quem eram lecionados o ensino fundamental e as doutrinas da religião católica. As obras das educadoras de Santa Dorotéia em Pouso Alegre duraram 67 anos. 

Em 1975, a Escola Normal Santa Dorotéia se transferiu para Avenida Tuany Toledo, onde hoje se encontra a Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS. Em 1978 o Conservatório Estadual de Música ocupou a sede da antiga instituição educacional para meninas. A pedido do Arcebispo Dom João Bergese a Capela passou por uma reforma em 1994, obra realizada pela Associação das antigas alunas do Colégio Santa Dorotéia.

Curiosidades

  • As colunas do altar-mor possuem detalhes minuciosos, assim como as imagens do Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora, São José, Santa Dorotéia e São Gabriel Arcanjo, esculturas de artistas desconhecidos datadas de meados do século XIX.
  • Os portais de frente ao corpo da igreja são almofadados e feitos de pinho de riga, importado do Canadá. O coro é de tábua corrida, trabalhada em folhas largas. Existe um órgão austríaco do início do século XX, que segundo levantamentos históricos, existem apenas mais dois desses órgãos no Estado e mais nove no Brasil.
  • As paredes laterais possuem pinturas vazadas em dourado. O Altar-mor é em estilo antigo, mesclando mármore e madeira. As colunas internas têm capitéis trabalhados, pintados em dourado.
  • É considerada pelos amantes da arte a mais bela Igreja de Pouso Alegre, praticamente intacta das tradicionais modificações realizadas pelos padres.
  • Um incêndio criminoso, em 9 de março de 1987, destruiu o prédio anexo local do Conservatório de Música, queimando arquivos, documentos e instrumentos musicais, apenas a fachada permaneceu intacta. Crendices populares e os mais religiosos afirmam que a capela não foi atingida pois estava protegida pela ação divina. As chamas atingiram apenas o corredor que levava até a capela, deixando-a intacta.

Dados históricos

  • Estilo arquitetônico: estilo ogival (originário da Espanha)
  • Fundação: 1922 a 1926.

Contato

Contato: 

(35) 3423-4361 - catedralpousoalegre@yahoo.com.br

Pároco: 

Vonilton Augusto Ferreira - Cura e Pároco

Horário funcionamento: 

Ter. a Sex. das 07h30 às 12h e das 14h às 17h.

Horário das missas:

Ter. e Qua.: 16h.
Sab.: 17h.
Dom.: 08h.

Pouso Alegre
(35) 3449-4150 / turismo@pousoalegre.mg.gov.br
© 2021 - Secretaria de Turismo de Pouso Alegre. Desenvolvido por Visualize Comunicação.